• Tire suas dúvidas sobre pedidos, trocas e devoluções.
    Atendimento nos dias úteis das 9h as 18h.
  • Receba dicas de estilo, via Whatsapp, para realizar uma compra personalizada!

sua mochila está vazia

    • somos carbono neutro

      Lá em 2020 com a coleção Futuro do Presente a FARM enxergou uma baita oportunidade de contribuir ainda mais pra transformação do mundo. E foi assim que assumimos o papel de gerar impacto positivo através das pessoas, da beleza e da natureza. E desde do verão 21 até agora, a gente vem trazendo, para o hoje, tudo que buscamos ser e ver no nosso amanhã. 

      Essa caminhada não começou do nada, trilhamos ao decorrer dos últimos 5 anos um caminho repleto de aprendizado. Primeiro foi preciso transformamos dentro e entendermos o nosso papel enquanto marca. E agora, mais seguros e conscientes, abrimos as portas para o novo mundo. Anunciamos nossa primeira coleção carbono neutro e seguimos neutralizando até hoje nossas emissões. Em parceria com o IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), voltamos o olhar para toda nossa cadeia de produção e entendemos que neutralizar nossas emissões é nossa responsabilidade com o futuro do planeta e as novas gerações. E, claro, sem esquecer que reduzir é mais importante do que compensar! E neste verão 22 a gente trouxe a Iniciativa Verde pra sonhar esse sonho com a gente!

      Ainda não somos pioneiros em sustentabilidade, mas estamos muito felizes de dar este primeiro passo e nos comprometemos a neutralizar cada vez mais nossas emissões. Entendendo não só o impacto que geramos, mas também conseguirmos traçar metas mais assertivas para a redução das nossas emissões, o que consideramos fundamental para o combate às mudanças climáticas. 


      A primeira etapa do processo foi medindo a pegada de carbono presente em nossa cadeia de produção. Dessa forma, identificamos o quanto precisaríamos devolver ao planeta de forma positiva.

      Em 2020 tivemos o orgulha de apresentar, pela primeira vez, nosso inventário de emissão de gases de efeito estufa (gee) de uma coleção da FARM, seguindo os critérios do ghg protocol e incluímos no inventário o cálculo das nossas emissões diretas e indiretas:  

      Abaixo a gente explica o que são cada uma dessas emissões:

      Emissões diretas:  são as emissões controladas pela própria FARM na criação, produção, distribuição e venda da coleção. Por exemplo: conta de luz, transporte.  

      Emissões indiretas: essa acontece em uma parte da nossa cadeia que não é controlada por nós, porém nos preocupamos e consideramos importante entrar em nosso cálculo. Por exemplo: a produção de matéria-prima e geração de resíduos.

      Foi assim que conseguimos fazer cálculo de emissão e entendemos que o plantio de 5.359 árvores (espaço equivalente a 21 hectares ou 21 campos de futebol) seria capaz de neutralizar 5.209 toneladas de co2 emitidos lá na coleção Futuro do Presente (2020).  

      Não podemos esquecer que dentro de nosso processo de produção, ainda que a gente reduza nossas emissões, sempre haverá de alguma forma emissão de co2 na atmosfera. E, por isso, acreditamos que compensar através do plantio dessas árvores foi a forma mais positiva& ativa de nos conectar com a natureza e fazer valer nosso compromisso. 

      Olhamos para trás, mais de um ano se passou, e temos o orgulho de dizer que toda neutralização das nossas coleções seguem sendo por meio do plantio de árvores nativas e/ou frutíferas – em sistemas agroflorestais (saf) –  espalhadas  pelos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga. Foi assim, através do plantio dessas árvores, que demos início ao ciclo do “sequestro de carbono”, uma maneira natural de limpar o ar, absorvendo o co2 presente na atmosfera e armazenando esse carbono de forma benéfica à natureza.   

      Pode parecer confuso ou difícil demais, mas não é. Aproveitamos , e convidamos Lucas Pereira, diretor da Iniciativa Verde, respondeu algumas perguntas e aproveitou pra contar um pouquinho mais sobre esse processo de neutralização.



      O que é selo carbon free?

      O selo carbon free foi criado pela iniciativa verde em 2005 e nada mais que é a certificação de que houve a mensuração de emissão de gases de efeito estufa por meio do protocolo GHG.  Ah, vale ressaltar, que toda neutralização/compensação dessas emissões é feita por meio da restauração de florestas nativas.

      Quais os benefícios do plantio de árvores e porquê é tão importante a criação de um inventário?


      Os benefícios da regeneração de áreas de florestas se refletem não somente solo, mas também no clima que impacta diretamente nas comunidades locais. Já a consolidação de um  inventário é importante não somente para uma transparência e reputação de uma marca dentro do mercado, mas também uma ótima estratégia para a redução das emissões a partir do entendimento e mensuração macro das emissões.


      Como é feito o processo de neutralização pela Iniciativa Verde?


      O processo de neutralização de emissões é feito por nós por meio da restauração de florestas. Mas antes do plantio, a gente estima o potencial de estoque de carbono de uma floresta nativa na região onde iremos plantar. Porém, para que esse processo ocorra da forma mais precisa possível, a Iniciativa Verde faz o uso de bibliografias consolidadas. Existe, inclusive, um inventário de emissões e remoções nacionais elaborados pelo Ministérios de Ciência,Tecnologia e Informação que nos dão qual o potencial de estoque de carbono de todas as fisionomias de biomas brasileiros. Ou seja, quando iremos restaurar uma área a gente consegue entender qual o potencial de carbono real de uma área. Ao longo dos anos a gente não só monitora, mas também mensura se o estoque de carbono está na curva que a gente esperou no início do projeto ou não. Um processo de acompanhamento diário.

      Quais as áreas priorizadas para os plantios?


      As áreas são sempre com prioridade para restauração. Nós da Iniciativa Verde trabalhamos em áreas onde a gente já tenha alguma articulação com atores e movimentos locais, proprietários e também com a prefeitura. Articulamos não somente privado, mas também com setores de áreas públicas, por exemplo, a prefeitura. Além de fazermos a negociação das áreas com os proprietários e começar o processo de regeneração, dedicamos também um projeto técnico. Ou seja, a gente faz um diagnóstico da área para assim entender a quantidade de muda e, consequentemente, quais espécies por cada hectare.


      Nosso verão e alto verão 22 seguem como coleções carbono. Neste momento estamos na construção de um inventário bem completo com o Grupo Soma. Dessa forma, a gente não só consegue ter uma clareza de nossas emissões, mas também de todas as outras marcas pertencentes ao grupo. Estamos ansiosos, setembro está logo ali. Mas nada nos impede de continuar com nosso compromisso de seguir neutralizando nossas emissões. Por isso, estamos plantando 6 mil  árvores com o projeto  1000 árvores por dia junto com a Iniciativa Verde, na Serra da Mantiqueira. Esse plantio está sendo feito justamente  já com o intuito de neutralizar nossas emissões de verão e alto verão 22.


      Ah, quando o inventário estiver pronto, a gente volta aqui pra compartilhar. E, claro, caso haja qualquer tipo de saldo negativo ainda com a natureza, em relação as nossas emissões, a gente se compromete a fazer esse ajuste para, assim, neutralizar 100% das nossas emissões.

      Com amor, por natureza.

      13.08.20