• Tire suas dúvidas sobre pedidos, trocas e devoluções.
    Atendimento nos dias úteis das 9h as 18h.
  • Receba dicas de estilo, via Whatsapp, para realizar uma compra personalizada!

sua mochila está vazia

    • reflorestar é restaurar a mata atlântica!

      na semana da mata atlântica, convidamos a Aretha Medina, integrante do time de restauração do @sosmataatlantica, pra contar um pouco sobre a nossa parceria junto a eles no programa de reflorestamento mil árvores por dia, todos os dias. atualmente a mata atlântica representa 15% do território nacional, é casa de 72% dos brasileiros e já teve quase 90% de sua área original devastada. regenerar esse bioma é manter a floresta em pé! confira a seguir o nosso papo com a Aretha e vamos, juntos, plantar o futuro!



      Em 2018, a gente se juntava pela primeira vez pra reflorestar com o clube FARM. Hoje, o SOS é um dos parceiros de um projeto muito especial nosso, o mil árvores por dia. Conta pra gente um pouco sobre como funciona ele funciona e acontece.
      através do programa floresta do futuro voluntário, o sos mata atlântica, após o fechamento da parceira – como essa junto a FARM, atua diretamente na área técnica e operacional do projeto. ou seja, do lado de cá, a gente faz a escolha do local, onde na maioria das vezes são áreas degradadas e sem nenhum vegetação. nesse processo, o sos mata atlântica também entra de forma ativa na conscientização do proprietário rural sobre a importância de recuperação de suas terras.

      Por que reflorestar esse bioma é tão importante?
      restaurar a mata atlântica é garantir a manutenção da qualidade de vida de 72% da polução brasileira. além, claro, desse benefício também ter uma relevância em escala global. restaurar o bioma é garantir a proteção e conservação da biodiversidade, produção de água, e controle também dos efeitos das mudanças climáticas. vale reforçar que, hoje, restam apenas 12,4% de mata atlântica. por isso, é tão importante a criação de parcerias como essa que o SOS Mata Atlântica vem construindo junto a FARM.

      Em que tipo de área estamos plantando essas árvores? Qual era o estado da vegetação local antes e por que ela foi escolhida pro plantio?
      o principal ponto de partida para a escolha das áreas é a sua relevância no contexto da paissagem e o objetivo é recuperar as áreas de mata auxiliar. junto a FARM, a gente vem recuperando as áreas dos municípios de Piranguçu (MG) e Aparecida (SP), que não tinham praticamente nenhuma vegetação.

      Partindo pra ação, como é feito reflorestamento? Quais são as etapas?
      o primeiro passo passo é o engajamento do proprietário rural e, claro, vale ressaltar que essa restauração é realizada sem nenhum custo para o proprietário. dessa forma, a gente consegue partir pra escolha das espécies que serão plantadas após o estudo da reunião. em seguida, os “berços de plantio” começam a ser criados e as mudas são plantantas e acompanhadas ao longo de 3 a 5 anos. o que é fundamental para garantir que essas mudas estejam tendo todo o cuidado para, assim, se tornarem as nossas “florestas do futuro”

      Que tipo de árvore estamos plantando? Como isso impacta socialmente a vida da comunidade local?
      estamos plantando algumas espécies como embaúbas, jequitibás, jatobás, perobas, louro-pardo e também espécies frutíferas como: pitanga, uvaia, grumixama, goiaba, palmito-jussara, esse mix de espécies proporcionam alimentos para fauna, flora e para as comunidades locais. além de também plantios com fins comerciais, movimento o capital das comunidades locais. é preciso termos em mente que não é somente restaurar a floresta, mas também preservar esses 12.4% de mata originária ainda presente.

      Quantas árvores nós já plantamos juntos?
      Hoje nós estamos com 10 mil árvores já sendo plantadas nas áreas de Piranguçu (MG) e dentro do programa 1000 árvores por dia, todos os dias, junto com a FARM e outros parceiros a gente já chegou na marca de 140 mil árvores e a meta é de meio milhão de árvores plantandas até o final de 2021. agora falando apenas da SOS Mata Atlântica, ao longo desses 30 anos, a ONG já chegou a plantar 40 milhões de árvores. e vamos continuar, precisamos de muito mais e é por isso que essa parceria com a FARM é tão importante.

      Pra você reflorestar é…?
      reustaurar a Mata Atlântica é garantir a qualidade de vida das gerações atuais e futuras. uma ação fundamental pra gente possibilitar nossa existência em harmonia com a natureza. são parcerias como essas que nos ajudam a caminharmos, juntos, em prol de um futuro melhor. é qualidade de vida para nós e toda a humanidade! é restaurar todos os biomas, é criarmos juntos um futuro verde!

      reflorestar é devolver para a natureza toda a inspiração que elas nos dá. 1000 árvores por dia, todos os dias, é um movimento diário de reflorestamento e nós agradecemos à Aretha, ao SOS Mata Atlântica e todos os parceiros amigos de plantio da FARM por fazer nosso sonho de um futuro verde se tornar, a cada dia, uma realidade possível.

      ah, e pra fechar, a gente criou uma playlist pra lá de especial trazendo a conexão com a natureza através da música feita com todo carinho pra você. vem se inspirar!

      27.05.21