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    • Lançamento: futuro do presente

      amor, por natureza
      beleza, por natureza
      colorida, por natureza
      alto astral, por natureza
      brasil, por natureza
      mistura, por natureza
      solar, por natureza
      livre, por natureza

      Chegou hoje no site “Futuro do Presente”, nossa nova coleção de verão 21. A grande novidade é que pela primeira vez a gente se compromete com as mudanças climáticas, calculando a emissão de gases de efeito estufa da coleção e se abraçamos um grande projeto de reflorestamento: plantando 1.000 árvores por dia, todos os dias. São parceiros dessa iniciativa o IDESAM – Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que também fez o cálculo da emissão dos GEEs da coleção, o SOS Mata Atlântica e o One Tree Planted, na Serra da Mantiqueira. Totalizando 140 mil árvores até 31 de dezembro. 

      Nosso escritório ficou cenário das fotos do lookbook (que ilustram esse post também) e recebeu a invasão da natureza:

      Lançar uma coleção nova nesse momento de mundo tão delicado é um desafio. Conversamos muito sobre todas iniciativas que já vínhamos trabalhando, desde então. As parcerias, as mudanças na matéria-prima das peças, os comitês de diversidade, a relação com os fornecedores… Nos sentimos prontos para falar sobre isso, para abordar tudo isso em uma coleção que questiona o tempo presente como oportunidade de construir um futuro possível. Acreditamos no afeto e no cuidado com a natureza. É a partir disso que seguimos!”, conta Kátia Barros, diretora criativa da FARM. 

      A coleção de verão 21 é a primeira coleção carbono neutro da FARM. Na prática, a marca pretende neutralizar 5.209 tCO2 – 5.359 árvores plantadas, espaço equivalente a 21 hectares. Sobre as parcerias perenes, vão rolar novamente as peças em cocriação com as mulheres do povo Yawanawa – já nossas parceiras há três anos. Com os lançamentos de 2020, os Yawanawa ganham mais uma etapa do seu projeto de reflorestamento além da instalação de pontos de internet em todas as suas aldeias que foi feita pré-quarentena.

      Além disso, o verão 21 celebra o aniversário de 1 ano da revisão de toda a linha de jeans da marca, que foi feita com o objetivo de reduzir ao máximo seu impacto ambiental. Hoje o jeans da FARM é 100% feito no Brasil, com algodão BCI e utilizando apenas químicos biodegradáveis certificados Green Screen, incluídos no gateway zdhc (zero discharge of hazardous chemicals) como químicos de baixo impacto ambiental. Sem poliéster ou elastano, ele também reduz a emissão de microplástico dos produtos nas lavagens diárias pelas clientes. Toda cadeia de produção é no Brasil, o que reduz emissões de carbono com a logística local de pequenas distâncias e fomenta a indústria e a agricultura local. 

      E amplia a linha re-FARM, uma das principais iniciativas de upcycling da marca.  “Futuro do Presente” é de fato um coletivo de ações e sentimentos. A parceria com o Instituto Vida Livre, iniciada em 2019, segue firme e forte com parte da renda dessa collab revertida diretamente para as ações do Instituto, que trabalha pela preservação da fauna e flora brasileira, além do combate ao tráfico de animais silvestres. Na ação com a FARM, realizou em torno de 110 ações de atendimento, reabilitação e soltura de animais silvestres que envolveram diversos profissionais e recursos. 

      A Pantys, marca de calcinhas absorventes reutilizáveis, também é uma das amigas da nova coleção. Com a proposta de ressignificar a relação da mulher com o próprio ciclo menstrual, além de trazer uma opção confortável e sustentável para esse período, as calcinhas, com estampa da FARM, contam com tecidos absorventes, impermeáveis, respiráveis e anti-bactérias.  

      Além de uma série de iniciativas que trazem mais responsabilidade e consciência, a FARM segue também com os comitês internos de diversidade racial e LGBTQI+, iniciativas que nasceram no ano passado  com a missão de dialogar e agir a partir de práticas efetivas em prol da igualdade  dentro da FARM. 

      A coleção chega amanhã às lojas com uma proposta de vitrine diferente e especial: pela primeira vez, sem a exibição de roupas e desenvolvida a partir da ocupação de elementos da natureza e manequins de diversos tons – representando a diversidade racial – iniciativa embalada pelos Comitê de Igualdade Racial da FARM.

      Criar o novo a partir de um momento delicado é desafiador – mas não queremos parar. Acreditamos no afeto e no coletivo como contrução de futuro. Vem construir com a gente?

      13.08.20