• Tire suas dúvidas sobre pedidos, trocas e devoluções.
    Atendimento nos dias úteis das 9h as 18h.
  • Receba dicas de estilo, via Whatsapp, para realizar uma compra personalizada!

sua mochila está vazia

    • FARM + YAWANAWA

      Há 3 anos, viajamos em direção ao Rio Gregório, na Amazônia, e começamos uma parceria linda e duradoura com o povo Yawanawa. Um encontro que transformou pra sempre o nosso olhar e relação com os povos indígenas e com a natureza. 

      Viajamos na asa da borboleta awavena, que uniu as mulheres daqui e de lá. Juntas, desenhamos e colorimos adornos de beleza e proteção, os rauti. Nossa parceria acontece lado a lado: do processo criação à precificação conjunta do trabalho feito. A cada coleção, nossas estampas são criadas com base na criação artística e dos elementos adotados pelas mulheres artesãs – tudo aprovado por elas. Assim, lado a lado, o resultado vai ganhando a cara de todo mundo. Ressignificamos nosso olhar e entendemos a floresta como lar, a espiritualidade da beleza e as riquezas da nossa cultura como elementos importantes não só de resistência, mas também de memória.

      “Na aldeia, a gente faz uma grande cerimônia pedindo a força do nosso poder espiritual, do poder espiritual dos que já se foram. A luta do yawanawa continua. A gente nunca perde, desde quando sentimos que temos direito à igualdade. Quando estou envelhecendo, mas tenho minha filha que dá continuidade, e ela já tem o filho dela… Isso é a luta!” conta Mariazinha Yawanawa, a primeira cacique mulher do povo Yawanawa.

      De lá pra cá, buscamos apoiar e devolver para este povo e sua história o melhor que a gente tem para dar. Para este lugar de cura, cuidado e respeito investimos como contrapartidas principais ao longo desses 3 anos:

      – A formação de jovens Yawanawa em administração e contabilidade;

      – Instalação de internet nas aldeias yawanawa representadas pela associação sociocultural yawanawa: aldeias Mutum, Escondido, Tibúrcio, 7 Estrelas, Yawarani, Amparo e Matrixã.

      – A compra e a doação de barco para a rautihu yawanawa e a expansão para mais seis aldeias do projeto agroflorestal da aldeia Mutum – através do “Mil árvores por dia, projeto que cuida da plantação de mil árvores por dia, todos os dias, durante essa coleção e adiante.

      – Estruturação da cadeia de artesanato;

      – Distribuição de renda através da precificação conjunta do trabalho artesanal yawanawa;

      – Apoio ao desenvolvimento do trabalho artesanal com sementes nativas da floresta;

      – A doação de roupas e Pantys (marca parceira de calcinhas absorventes reutilizáveis) para as aldeias Yawanawa é também uma das nossas entregas.

      E pra deixar o norte mais pertinho da gente, preparamos uma playlist pra lá de especial. Se joga!

      Às mulheres artesãs do povo yawanawa, verdadeiras artistas e guardiãs da floresta, todo nosso amor e agradecimento pela troca criativa, aprendizado e parceria.

      E se depender de nós: essa parceria linda continua!

      06.11.20