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sua mochila está vazia

    • menu vitaminado

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      Alguém aí gripado? Pois é mudança de estação é assim mesmo. Você sabe que a vitamina C é a principal aliada para aumentar sua resistência, energia vital e evitar a gripe? Por isso a chef Karen Goldman do nosso amado blog Eu Como Sim fez um menu  especial pra turbinar seu corpo de vitamina C:

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      Em comum, os alimentos com esta vitamina são pouco calóricos, ricos em fibra e ligeiramente ácidos, como por exemplo: as frutas cítricas, a maçã, o kiwi, o gengibre o pimentão, o espinafre, aspargo, brócolis…

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      Entrada: Velouté vermelho – fonte de vitamina C porque leva pimentão e tomate

      1 pimentão vermelho/ 300ml de suco de tomate/ 1 cebola/ 1 dente de alho/ 100g de extrato de tomate/ 2 colheres de sopa de creme de leite/ Sal a gosto/ pimenta a gosto/ manjericão/ lâminas de amêndoas

      Refogue por 10 minutos em azeite: a cebola picada, alho picados e o pimentão vermelho cortado em tiras fininhas. Junte o suco de tomate e deixe ferver por mais 10 minutos. Adicione o extrato de tomate e o creme. Misture tudo. Adicione sal e pimenta. Sirva o velouté em potinhos, salpique as amêndoas e polvilhe o manjericão.

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      Prato: Salmão Teriyaki – fonte de vitamina C: gengibre fresco

      1 pedaço de 5cm de gengibre fresco/ 2 dentes de alho/ 1/2 xícara de molho de soja/ 3 colheres de sopa de açúcar mascavo/ 1/2 colher de chá de óleo de gergelim/ 1 raminho de hortelã fresca ou manjericão/ Azeite de oliva/ 4 filés de salmão

      Em um liquidificador bata: o gengibre, o alho, molho de soja, açúcar mascavo, óleo de gergelim até ficar homogêneo. Pique a hortelã fresca ou manjericão e reserve. Aqueça uma frigideira em fogo alto e junte um fio de azeite. Quando estiver bem quente, adicione os filés de salmão. Cozinhe cada lado por cerca de 2-3 minutos. Despeje o molho na frigideira e cozinhe por mais um minuto, dar a mistura quente em todo o salmão. Cubra com hortelã ou menjericão fresca. Sirva imediatamente!

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      Sobremesa: Super salada de frutas com calda de alecrim – fonte de vitamina C: kiwi e maçãs

      1/4 de xícara de açúcar/ 3 ramos de alecrim frescos, 6 centímetros de comprimento cada/ 3 kiwis, descascados e cortados em cubos/ 2 maçãs verdes com casca cortadas em cubos/ 1 xícara de uvas verdes sem sementes

      Em uma panela em fogo médio-alto, misture o açúcar e 1/2 xícara de água e deixe ferver, mexendo para dissolver o açúcar. Adicione os ramos de alecrim, reduza o fogo para médio e cozinhe por 15 minutos. Retire o alecrim e descarte. Aumente o fogo para alto e cozinhe, mexendo sempre, até que o líquido esteja reduzido a cerca de 1/3 de xícara. Deixe esfriar até a temperatura ambiente. Coloque os kiwis, maçãs e uvas em uma tigela e despeje a calda por cima deles, sirva imediatamente, você vai se surpreender com o sabor!

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      Mais receitas incríveis e com vitamina C: salada de cenoura com laranja, e bolo de tangerina. Bom apetite e até a próxima!

      09.04.14