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    • mais (ainda) sobre coco


      Na primeira parte do texto que a nossa Malu falou sobre as maravilhas do coco (vem reler aqui!), rolaram várias dicas sobre a água, a polpa de coco verde e o leite, além de uma receita escandalosamente maravilhosa: o brigadeiro funcional. 

      E a saga continua com alimentos que tem animado as notícias gastronômicas por aí: manteiga de coco, óleo de coco e farinha de coco! 

      A manteiga de coco é uma verdadeira iguaria, além de ser extremamente nutritiva e saudável porque é o coco prensado, ou seja, cheio de fibras e vitaminas. Nosso corpo recebe esse tipo de alimento de forma muito prazerosa e sabe utilizar de forma gradativa todos os nutrientes, dando aquela saciada, sabe?

      "Eu super recomendo utilizar mais manteigas vegetais feitas a partir de sementes e castanhas do que seus óleos isolados. A única marca que produz manteiga de coco de qualidade é a marca Bioporã, por exemplo. Dá pra fazer sorvetes, chocolate branco, caldas, pode passar no pão, na tapioca como se fosse manteiga mesmo. Ela derrete e fica um saborzinho de coco. Hmmm! 

      Óleo de coco é gostoso, faz bem pra saúde, e é uma ótima alternativa aos tradicionais óleos isolados tradicionais. Além de ter o diferencial de ser uma gordura saturada do bem que até solidifica em temperatura ambiente mais fria ou na geladeira (e parece até com uma manteiga), não oxidando tão rápido.

      Já outros óleos, como de oliva e de oleaginosas em geral, tendem a oxidarem muito rápido e perderem grande parte de seus benefícios à saúde.

      Dica da Malu: troca o azeite pelo óleo de coco na hora de cozinhar 😉
      E tem até receita, ó: refoga alho e a cebola no óleo de coco quando for fazer um arroz especial. Misture vegetais bem coloridos e tenha um arroz bem temperadinho com aquele toque de coco que nos lembra a Bahia! 

      A farinha de coco é a alternativa saudável e mais gostosa de farinha sem glúten. Ela tem muita fibra então ajuda no funcionamento do intestino, tem pouco carboidrato, mais gordura do bem e muitas vitaminas.

      Pode ser usada na substituição de parte das farinhas à base de glúten em receitas saudáveis, como pães e bolos integrais (só tem que lembrar de acrescentar um pouco mais de líquidos que a receita pede, pois a farinha de coco tende a 'sugar' mais os líquidos da receita).

      Como o coco já é um alimento adocicado naturalmente, você pode utilizar menos açuçar em certas receitas. É só utilizar o bagaço que sobra do leite de coco e desidratar no forno na temperatura mais baixa possível até ela ficar sequinha (ou compre agora!). 

      E tem mais! A gente tá pirando com essa vitamina super delícia que ainda sacia. Anota aí:
      1 manga + 4 bananas + 1 punhado de espinafre + 1 colher de sopa de farinha de coco + 1 colher de sopa rasa de manteiga de amendoim + água gelada ou gelo. Liquidifique tudo! Rende 1 porção bem servida ou 2 porções. 

      "Use e abuse com consciência dos alimentos de verdade e de origem vegetal na sua alimentação. Inclua-os mais e com certeza você estará se amando mais e tendo muitos benefícios", indica a Malu.

      A gente já tá doida pra saber qual vai ser a próxima boa dica dela. Valeu, Malu! 

      24.04.16