• Tire suas dúvidas sobre pedidos, trocas e devoluções.
    Atendimento nos dias úteis das 9h as 18h.
  • Receba dicas de estilo, via Whatsapp, para realizar uma compra personalizada!

sua mochila está vazia

    • farm entrevista: tati viana

      jjjj

      Estampas que marcaram não só os 15 anos da FARM, mas também seus dias de sol, noites especiais e momentinhos inesquecíveis. De todas essas emoções é feito “Olhe pra dentro e sorria”, o nosso livro de estampas (e memória!). Quem conta mais sobre isso é a Tati Viana, a gerente do Design que transformou esse sonho em papel ♥

      tati_vi

      Como foi o processo de seleção das estampas que entraram no livro?

      Nossa, foi muito difícil, porque tem muita estampa linda, cada uma que ficava de fora dava uma dorzinha no coração. O Gabriel, coordenador do estilo/arte separou as estampas mais representativas de cada coleção. A partir daí eu e a Dani Cabral, designer que fez o projeto gráfico do livro comigo, ficamos dias em uma sala com um mar de estampas por todos os lados.

      O que não podia ficar de fora?

      Não poderia faltar flor, borboleta, pássaro, fruta, natureza. Mas, além disso, era importante conseguir mostrar as várias estéticas que usamos: gráfico, aquarela, vetor, desenho à mão, colagem fotográfica, retrato e paisagem.

      Quantas estampas foram escolhidas?

      Por volta de 120 estampas de quase todas as coleções, acho que a mais antiga é de Contos de Areia (2006). Mas tem de Álbum de Viagem, Balalaica, a Fábrica, Colecionadora, Cuca-Fresca, Rosa dos Ventos, É Coisa Nossa, Ximbuktu, Eu Amo, Acácias, Eu Quero Festival, Pharm Social Club e Que Beleza. Ufa! Posso ter me esquecido de alguma, é quase um jogo de memória.

      DSC_0844

      Como organizar de forma harmônica esse material tão colorido?

      Na verdade a cor foi a solução. O livro é dividido em 10 “capítulos”: branco, amarelo, laranja, vermelho, rosa, azul, verde, marrom, preto e colorido. Além de ter ajudado muito a trazer harmonia e ritmo, transformou o livro num arco-íris estampado. Ah, e ainda conseguimos fazer a costura dos cadernos com linha colorida, um detalhe que fez toda a diferença!

      O livro vai além do papel?

      Nunca quisemos fazer um catálogo, mas um livro de sonhos, surpresas e, principalmente emoção. Usamos a “vocação” de cada estampa pra interagir e contar histórias. Tem desde uma muito leve e com transparência, que por isso entrou em papel vegetal, como a borboleta que voou de uma estampa pra outra, o camuflado que virou mar, as baianas que foram passear… e muito mais. Até as páginas lisas são um convite à imaginação!

      DSC_0954

      Você tem uma estampa preferida?

      Uma só? Adoro a virtual, cidade alta, baianinhas, fauna, damas lenk, gráfico insetos, blitz, estampa montanhas… é, não tenho uma preferida, tenho várias. 😉

      Como foi a parceria entre o Design e o Estilo/arte?

      Conversarmos sobre o processo de criação e as várias linguagens que eles usam, a equipe também ajudou muito na busca pelos arquivos e a conseguir alguns desenhos originais feitos pras estampas. O mais importante: eles nos deram carta branca pra usar o material deles.

      DSC_0984

      Qual foi o maior desafio na criação do livro?

      Foi muita responsa trazer pro papel as estampas lindas que são a assinatura da FARM. O papel, ao contrário do tecido, é estático, plano, não tem textura nem movimento, além de exigir muito mais qualidade pra impressão. Mas foi aí que começou o delicioso desafio de criar artifícios gráficos pra garantir um livro que, como as estampas, também gerasse desejo. E acho que a gente conseguiu, né? A Marcela e a Carolê, da equipe do Estilo/arte, mais a Ilma, a Flora, a Clara e o Mário, da minha equipe, fizeram toda a parte de finalização de imagens. E olha que teve estampa que precisou ser toda redesenhada, florzinha por florzinha. Foi um trabalhão, mas feito com muito carinho!

      DSC_0217

      fotos: Luiza Chataignier

      E a gente sente isso em cada página, assim como sente em cada traço, não é mesmo? 😉

      03.05.13