-
FARM astral – terra
Concluindo os elementos do universo na astrologia, chegamos à TERRA, de Virgem, Capricórnio e Touro, onde atualmente se encontra o Sol. Esse é o elemento da matéria, daí sua associação com a função psíquica da sensação, segundo a descrição de CarlJung, lembra?
Os signos de terra tendem a se guiar mais pelos sentidos do que pelas intuições, considerações teóricas ou as próprias emoções. Muitas vezes isso se manifesta como a postura do “ver para crer”. Por isso eles nem sempre aproveitam outras dimensões da existência.
Claro que há muito a aproveitar através do corpo, como a comida, a bebida, o perfume, o toque. E é por gostar tanto disso que os signos terrenos se ocupam do labor, porque é assim que obtém tais recursos. Mas eles não trabalham só para ter, não, trabalham porque são realizadores, se preocupam em consolidar as coisas.
São motivados pela necessidade de segurança, mas quando esse elemento está desequilibrado no mapa, pode conferir um forte apego. Traduzindo, medo da mudança e da perda! Como se “ser” equivalesse a “ter”. A falta de terra inibe o senso prático, o excesso pode levar à teimosia, convencionalismo, previsibilidade.
Mas a afinação com o elemento terra confere paciência, disciplina e persistência pra construir e transformar projetos em realidade, o que nesse mundo é prerrogativa de sucesso. Esses costumam ser os indivíduos mais confiáveis porque são o que aparentam. O equilíbrio deste elemento é sinônimo de estabilidade. Como não amar?
Pra ler sobre os outros elementos corre aqui!
23.04.14