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sua mochila está vazia

    • coco é amor

      Que água de coco, polpa de coco e leite de coco fazem bem, a gente não tem dúvida, né? A água desce bem, refresca e hidrata. A polpa, quando macia, é deliciosa, nutritiva e super dá aquela mascarada na fome. A gente adora e pediu uma forcinha à Malu Paes Leme, nossa colab, pra falar sobre o alimento. 

      O leite de coco é o que mais se parece com o leite materno, uma vacina natural. Além da água, da polpa e do leite de coco, é bom ficar atento também ao óleo, à manteiga e à farinha de coco. Aliás, a A Malu empolgou tanto sobre o tema que já tá preparando uma próxima coluna pra falar sobre eles, fica de olho! 

      "Podemos chamar também a água de coco de água estruturada. A água é produzida dentro do fruto sem nenhuma intervenção humana e não precisa passar por nenhum filtro pra ser consumida. Ela já está ali prontinha. Assim como a água de coco, a água de nascentes e as que correm pelas pedras também são consideradas águas estruturadas, cheias de vitalidade, minerais e elementos benéficos, que o organismo reconhece prontamente", conta a Malu.

      Além disso, tem o equilíbrio perfeito entre sódio e potássio, é antioxidante, mineralizante, energética, hidratante… A dica é sempre compra-lo em lugares mais baratos como CEASAs e CADEGs, pois lá o preço é bem menor e rola de comprar em quantidade!

      A Malu indica fazer Iogurte de Coco em casa usando a quando está um pouco mais firme, porém macia ainda. Bastam 4 xícaras de polpa de coco verde, 1 xícara de água de coco (pois queremos uma consistência cremosa) e 1 cápsula de probiótico.

      Como fazer? Liquidificar bem, colocar em uma jarra ou pote aberto e protegido com um tecido por cima, colocar em um lugar mais morno da cozinha (até mesmo dentro do forno) e deixar fermentar por aproximadamente 4 horas. Depois é só se deliciar com essa nutrição pura sem lactose e, se precisar, armazenar na geladeira por até 4 dias! 

      A polpa do coco marrom (que é o coco verde bem maduro), é uma outra iguaria nutritiva na culinária saudável. O leite é muito fácil de fazer em casa e não precisa nem um pouco ficar dependendo da indústria pra tê-lo sem nenhum tico de conservante. Basta comprar a polpa já solta da casca (que hoje em dia é um pouco mais fácil) ou comprar o coco seco.

      Como fazer? Leve ao fogo. Coloque-o em uma das bocas do fogão e vai virando por três a cinco minutos. Depois, retira do fogo e com um martelo, martele o coco todo. Quebre-o ao meio, retire a água e a polpa sairá bem fácil e inteira praticamente.

      Leve essa polpa pro liquidificador com água morna, depois é só coar num paninho de voal ou pano de prato. Armazene na geladeira por até 3-4 dias no máximo. 

      Dica da Malu: você pode usar o leite de coco em quase todas as receitas que 'precisam' de leite de origem animal, mas lembre-se de que algumas que precisem descansar na geladeira podem sofrer uma separação de água e gordura do leite de coco, que é natural, e podem não ficar tão boas. Nessas receitas o melhor é utilizar leites de outras sementes. 

      E pra quem acha que tá acabando, tem mais. Depois de duas receitinhas maras, tem a incrível de… brigadeiro de colher! 

      Anota aí: 

      1 xícara de leite de coco 
      3/4  xícara de biomassa 
      ¼  xícara de cacau em pó orgânico ou chocolate 70%, derretido
      1/2 xícara ou mais de açúcar de coco
      2 colheres de sopa de chocolate 70%, ralado
      Óleo de coco pra untar as mãos
      Cacau, lascas de chocolate 70% ou sementes de chia para enrolar e decorar

      Como fazer? Junte o leite de coco, a biomassa, o cacau, o açúcar de coco e leve ao fogo até ferver. Mexa por 3 minutos até engrossar. Transfira pra um pote hermético e leve à geladeira por 8 a 12 horas. Assim ficará mais firme e mais fácil de enrolar… e é uma delícia que só!

      Depois, claro, é só aproveitar muuuito! 

      17.04.16