-
a marca!
Do adolescente nerd, passando pelo jovem grunge, aos anos de triunfo à frente da luxuosa Louis Vuitton. Marc Jacobs completa 30 anos de carreira esse ano e segue revolucionando o mundo da moda… what’s next?
O estilista mal se formara na Parsons em 84 e já colecionava prêmios. Sua moda fresh, urbana e divertida parecia nascer direto no corpo das novaiorquinas e claro, não demorou muito pro seu nome virar marca.
Mas foi em 92 que Marc provocou sua primeira revolução: à frente da careta Perry Ellis, o estilista encheu as passarelas de camadas, xadrez e peças largas com um visual “sujinho”. Inspirado pelo gênero musical que surgia em Seattle, nascia ali o estilo grunge!
Sucesso de crítica, mas o estilo que virou lenda não agradou aos donos da Perry Ellis. Demitido, Marc recomeçou do zero com sua marca própria, como faz novamente agora, após 17 anos a frente da Vuitton.
E foi na casa francesa que Jacobs imprimiu espetacularmente seu estilo, lançando a primeira linha de roupas e formando parcerias históricas (incríveis como Takashi Murakami, Yayo Kusama e Stephen Sprouse!).
O americano rejuveneceu a gigante de luxo francesa e a transformou em megahit comercial, fazendo o mesmo com seu próprio nome. Poucos estilistas souberam aproveitar tão bem a própria imagem, se vinculando às próprias campanhas e a grandes nomes como a Coca-cola.
Após mil rumores, ele se despediu da casa em um desfile soturno depois de incontáveis coleções espetaculares, e nós ficamos boquiabertos sem entender nadica de nada!
O estilista segue em fase discreta, concentrado nas próprias marcas e nós seguimos atentos às próximas revoluções… what’s next?!
26.05.14