-
Novos talentos da Bahia
Pense numa cidade enraizada e frutífera quando o assunto é nascer artista?! Do litoral ao recôncavo! Dizemos até que baiano não nasce, baiano estreia porque já reconhecemos que aqui é terra farta de gente que brilha antes mesmo de nascer!
Seja na música, na poesia, na moda, na dança, no teatro, fotografia a lista de nomes é extensa e vou compartilhar alguns artistxs que considero maravilhosxs e que se vocês ainda não conhecem, procurem saber!
Na música, já ouviu falar em Jadsa (@jadsaaa)? Toda rica em gingado, tem uma energia e ousadia que envolve tudo! Chega segunda, só dá elaLivia Nery (@lilivianery) é um passarinho moderno, acabou de lançar um novo álbum que vale super a pena dar play!
E Zé Neto, conhecido como Colibri – ó que lindo! (@cantodecolibri) lançou também um ep tão lindo, que vale conferir. Posso falar de Gilberto Gil e Caetano, só pra não perder o costume de amarrar as pontas das cordas musicais desse estado que é mais meu país? Cinema transcendental e Luminoso valem ouro, são os meus preferidos e definem o que a Bahia tem!Cada esquina, um artista.
Essa é uma frase recorrente de se ouvir e se falar porque é a verdade vista e vivida, andamos no centro histórico e nos deparamos com a escola de dança da Bahia, lá só tem as pérolas, duas dessas são Ananda Martins (@_anandamartins) e Uostton di Alcântara (@audazdevaneio) corpos prontos pra todo ritmo e melodia e eu, como fã declarada, gostaria de mostrá-los para o mundo!E para o mundo todo ver, aqui há um quê de olhar perfeito para fotografia que, realmente, explica porque Pierre Verger se achegou! Já ouviram falar em Caroline Lima (@carolinelima.co) tem um olhar certeiro impactante, retrata a gente como se fôssemos paisagens. Tem Rafa Ramos também que tem um trabalho de registrar o cotiadiano, em P&B, numa analógica e o resultado é informação e identidade local que nós trás as raízes dos bairros populares daqui! E a superarte de SuperAfro (@supersuperafro) que com canetas preenche o papel com cenas do cotidiano e faz retratos marcantes, supersuperfã!
Fã eu também sou de Sila Matos (@silasmatod @acervosm), que usa o corpo como a própria tela e faz da moda o seu pincel e é a figura fashionista na cidade ❤!Salvador tem uma população tão criativa, ritmada, batalhadora, que falar dos seus artistas é preciso fazer uma lista por que são muitos os nomes, talentos e resultados, podem procurar saber o porquê desse estado: cada artista é a própria resistência e poesia.
Esse texto foi escrito pela Ilka Cyana, baiana, modelo e participante da campanha e do processo de criação da comunicação de OXE – a nossa coleção de alto verão.
19.11.19